sábado, 21 de fevereiro de 2009

As enquetes do Esporte Espetacular

O programa dominical da Tv Globo, Esporte Espetacular, está com uma enquete toda semana em que colocam dois grandes nomes do futebol para saber qual deles é o melhor na opinião de críticos, entendidos e do público em geral. No primeiro, o duelo dos R: Ronaldo versus Romário. O dito fenômeno é de explosão e arrancada, o baixinho do drible, do futebol no pé e do cara que decidia, o matador, o que fazia gol e não costumava perder. Diferentes. Ronaldo conta com uma mídia em cima dele, não se sabe onde é mídia e onde é ele. Romário ganhou a parada, por uma pequena diferença.

Na segunda disputa, os Z: Zico ou Zidane. O francês indiscutivelmente um cracasso, mas Zico é o nome depois de Pelé e Garrincha, não tem nem para Romário por mais que ele tenha feito 1.000 gols. O gol é vital, mas não é exatamente o número que vai determinar a dimensão do craque. Imagina Garrincha sem aqueles dribles no adversário e Robinho sem as pedaladas?!

Zico ganhou a parada, já foi técnico da seleção de futebol no Japão e o hoje trabalha em um clube. E ele é reverenciado com um rei pelos japoneses. Uma vez a jornalista Ana Paulo Padrão disse que estava em um estádio durante a copa no mundo no Japão, e via as pessoas ansiosas para receber uma pessoa. Ela pensou que fosse uma realeza: era Zico. Um cara sem máscaras, sem marra que jogava futebol numa época sem marketing e mídia para projetar ninguém, nem ele precisava. Nesse mundinho, é o único que eu realmente admiro, os outros só eventualmente olho.


0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto