terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O show de Zeca Baleiro em São Luís

Liliam Freitas


Para os que gostam de música em São Luís, 2008 foi próspero. As bandinhas de forró continuaram aqui e estarão sempre. Por outro lado, lado b, Ivan Lins, André Mehmari, Chico César, Guilherme Arantes, Teatro Mágico, Vander Lee, Flávia Bittencourt, 14 Bis, Elza Soares, dentre outros, aterrissaram na terrinha de cá. Madonna não veio, mas tudo bem!

No último sábado, um cara que não é santo encheu a casa, a batuque brasil. Ele, Zeca Baleiro na turnê de divulgação do seu novo trabalho, álbum o Coração do Homem-Bomba muito bem acompanhado pela banda Os Bombásticos. Os Músicos Bombásticos são: Tuco Marcondes – guitarras, violões e vocais; Fernando Nunes – baixo e vocais; Pedro Cunha – teclados, acordeon e vocais; Kuki Stolarski – bateria e percussão; Hugo Hori – sax, flauta e vocais; Tiquinho – trombone; e Hombre Cerutto – trompete.


O show teve abertura do cantor também maranhense Nosly, compositor e violonista, antigo parceiro de Baleiro. Depois a estrela a noite. Zeca apresentou as músicas e as velhas, as antigas em novos arranjos. Eis o artista que estuda, pesquisa e faz seu dever de casa. Ele contagiou o público com seu novo show, que desfila skas, sambas-funks, reggaetons, rocks e boleros, além de criativas releituras de canções já consagradas pelo público. As pequenas surpresas sonoras, um figurino maravilhoso (assinado por Camila Motoryn), além das qualidades do som (na ilha isso é uma proeza) e da iluminação fizeram parte do espetáculo.

Sempre falo que é no palco que o público conhece o artista. Não tem play back nem tecnologia para ajeita ou afinar a voz dos desafinados. É o público com o artista ou/ e o artista com seu público. O resultado pode ser bom. No caso do Zeca Baleiro, foi super bom. Ele de volta a São Luís. O show tinha sido adiado, até então para data não estabelecida, ficou para o dia 27 do derradeiro mês do ano. Pode se falar em um desejo, talvez sonho adiado, mas realizado. Ainda bem!


O repertório do show estava na boca da galera. Impressionante! Crianças, adolescentes, os universitários, os pais, as mães e os avós. Virou programa de família, da galera da faculdade ou do trabalho, o mesmo de gente que foi só, eu iria.

Fiquei surpresa com o preço do ingresso na mão de cambista. Ingresso na bagatela de R$ 20,00. Impossível entender. Se deixasse para compra na hora, iria levar cinqüetinha para garantir.

ÁLBUM CORAÇÃO DO HOMEM-BOMBA

"O Coração do Homem-Bomba", novo projeto de Zeca Baleiro, está sendo lançado em dois momentos – o volume 1 saiu em agosto e o 2 acaba de chegar nas lojas. Desde setembro é possível fazer o download gratuito de três canções inéditas, que estão no volume 2, baixando as músicas 'Tacape', 'Débora' e 'Como diria Odair' no site do artista (www.zecabaleiro.com.br), a exemplo do que já foi feito com "Toca Raul", incluída no volume 1 e lançada primeiro no site (disponível para download desde dezembro do ano passado). A produção dos cds é do próprio Baleiro, em parceria com sua banda, "Os Bombásticos", e com o engenheiro de som Evaldo Luna. O lançamento é da MZA Music.

Só a cerveja que não ajuda. A bebida vendida lá não é gelada, ela oscila de fria para quente. E há o monopólio de uma marca de cerveja que tem aprovação da maioria. Até aí tudo bem, mas fria para quente pode ser a melhor marca. As pessoas reclamam mas compram. Ou seja, vendem, sem vendem não interessa se é quente. Eu é que não compro, os outros poderiam fazer o mesmo. Uma espécie de protesto e exigência de um serviço de qualidade.

Toca Raul, então! Ah, ele tocou, a galera pediu!

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto