quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O novo queridinho da MPB, Vander Lee se apresenta amanhã em São Luís


Liliam Freitas
Há quem não conheça Vander Lee, cantor e compositor mineiro. Ele simplesmente é apontado pela crítica especializada como um dos mais importantes nomes da nova geração de músicos e fará show amanhã em São Luís, às 22 horas no Circo Cultural da Cidade, no aterro do Bacanga. Artista que mantém uma agenda repleta de shows lotados pelo Brasil. Importantes palcos, como do Teatro Castro Alves, em Salvador, do Canecão e Circo Voador, no Rio de Janeiro, do Grande Teatro do Palácio das Artes, Belo Horizonte, Sesc Pompéia, em SP, já provaram o tamanho do sucesso deste mineiro. Chegou a vez de São Luís.

O músico que vem sendo reconhecido como um dos principais nomes da nova safra de compositores da Música Popular Brasileira, não só pela crítica, ele já chama a atenção do grande público. Na carreira do mineiro Vander Lee, o compositor veio antes do cantor. Seus dois primeiros CDs, “Vanderly” (1997) e “No Balanço do Balaio” (1999), não fizeram tanto sucesso com o público em geral, mas o tornaram o novo queridinho de grandes cantoras da MPB, como Gal Costa, Alcione, Rita Ribeiro, Eliana Printes, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Paula Santoro e Elza Soares, que transformaram suas composições em sucesso.

O cantor Vander Lee só despontou em 2003, no disco Ao Vivo, gravado de forma independente e depois negociado com a Indie Records. O estouro da faixa “Esperando Aviões” e a regravação das músicas que se tornaram famosas nas vozes de grandes cantoras. Uma dessas importantes vozes foi a da maranhense Rita Ribeiro, ela o revelou como grande compositor quando gravou “Românticos” e “Contra o Tempo”, num período em que ele era desconhecido. O elo com o Maranhão continua: as canções “Passional” e “Bangalô” são frutos de uma parceria com Zeca Baleiro, e Alcione não ficou de fora, gravou Mais um barco.

"O que tenho é um olhar romântico sobre o mundo", afirma Vander Lee que acredita que suas músicas, mais que românticas, são humanistas. Ele congrega a simpatia de um poeta apaixonado, que tocou e cantou em muitos bares, com poesia sofisticada que dialoga com o realismo e a filosofia e ao mesmo tempo simples numa linguagem própria e contemporânea. O resultado são álbuns recheados de muito romantismo e melodias que causam um impacto imediato aos ouvintes, principalmente nas mulheres.

A discografia do cantor conta com diversos álbuns. Já são mais de vinte anos de carreira. “Entre” é o seu mais recente trabalho, gravado acústico em DVD (2007). O anterior “Pensei que fosse Céu”, de 2006, formato em CD/DVD, lançado pela Indie Records, ganhou como melhor disco em canção popular, Prêmio Tim, álbum também traz a participação de Zeca Baleiro. Existem mais outros discos lançados: “Naquele Verbo Agora” (2005), “No Balanço do Balaio” (1999), “Vander Lee Ao Vivo” (2003) e “Vanderly”, produção independente de 1997.

Vander Lee é uma das grandes descobertas da música brasileira de qualidade. É a segunda vez que ele faz show em São Luís, o primeiro foi em 2005, durante sua participação na Caravana do Projeto Pixinguinha. A expectativa para o show é grande, visto que Vander Lee possui um público cativo em São Luís. O concerto também é uma oportunidade para aqueles precisam se atualizar e se antenar com o que acontece no universo da música brasileira. O show promete!

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto