domingo, 3 de fevereiro de 2008

Por Onde Começar (I)


Para quem está a fim de montar um jornal ou/ de nele trabalhar Alguns conceitos e técnicas que darão mais clareza e agilidade no momento da prática são importantes. E aqui estão eles.

Quem é quem no Jornal?

As características de cada função:

Jornalista/Repórter: é o intérprete do público. Conta a história. Cobre fatos. Escreve a notícia.

Deve ouvir o maior número de pessoas para obter informações. O bom repórter não deve se prender a uma só fonte (entrevistado). A matéria precisa ser rica.

É indispensável que o repórter seja bem relacionado, tenha vários contatos, pessoas, instituições que possam lhe oferecer dados e informações quando necessário. Por isso tenha sempre em mãos uma agenda atualizada com endereços e telefones úteis.
Exemplo: na sede do município, nomes e telefones do prefeito, secretários, dos conselhos de Direito e Tutelares, de organizações da sociedade civil (associações, sindicatos, pastorais, etc...), de veículos de comunicação...

O Pauteiro: é responsável por produzir as pautas, uma espécie de roteiro contendo o assunto da matéria e dicas de fontes e distribuir aos repórteres.

Ele deve estar sempre bem informado, bem antenado sobre os acontecimentos de sua comunidade.


O Editor é o encarregado de editar o jornal. Isto é dá a cara ao jornal: selecionar os melhores textos e fotografias; reescrever e dar títulos às matérias, escolher as manchetes, submanchetes e dar a ordem de importância devida às outras matérias na página.

O Diagramador é o organizador gráfico das matérias e fotografias na página. Define em quantas linhas e colunas a matéria será diagramada. (Diagramação/Editoração Gráfica).

É Preciso então contar com uma equipe com no mínimo 6 pessoas e definir quem será: repórter, editor, pauteiro e diagramador.

Fonte: extraído do Manual de Como Fazer um Fanzine, da Organização Uga Uga

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto