segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Notícia (XI)

Notícia é a informação que interessa ao leitor. Tudo que está no jornal é Notícia, mas nem sempre é matéria ou reportagem. A notícia pode ser disponibilizada ao leitor de várias formas, como:


Matéria: Consiste num texto bem trabalhado, com lead, sublead, um desenvolvimento (o corpo da matéria) e um desfecho.

Reportagem: É uma matéria só que aprofundada em suas informações. Devido a grandes quantidades de dados captados para um tema, ela precisa se dividir em boxes


Boxes: São derivações do texto principal. Falam de informações que não foram detalhadas no texto da matéria/principal e que merecem destaque.


Nota: é uma notícia reduzida, resumida em pouca linhas e que geralmente se destina a colunas de opinião.

Artigo: É uma matéria onde quem escreve expressa sua opinião e assina, e também é responsável pelo que escreveu.

Editorial: é a opinião do editor, do jornal sobre o principal tema daquela edição, podendo também fazer breves comentários sobre outras matérias importantes.


Manchete de Página: é a principal matéria da edição. Manchete que se acredita ser a notícia que mais atrairá e prenderá a atenção do público. Na primeira página, as manchetes fazem chamadas para as matérias e reportagens importantes daquela edição.
Fonte: extraído do Manual Como Fazer um Fanzine, da Organização Uga Uga.

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto