sábado, 19 de janeiro de 2008

A sexta edição do Seminário Mídia, Infância e Adolescência no Maranhão

Na próxima semana, nos dias 22, 23 e 24 a partir das 18h30 no auditório do Ministério Público no Centro, acontece a sexta edição do Seminário Mídia, Infância e Adolescência no Maranhão, com o tema "A Formação do Comunicador e os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Novas Perspectivas”. O evento é uma realização da Agência de Notícias da Infância Matraca, da Foundation Terre des hommes, da Rede Amiga da Criança e do Unicef. O objetivo dessa edição, como das outras, é reunir profissionais de comunicação, a universidade (estudantes e professores), organizações da sociedade civil e o público em geral para discutir a formação dos comunicadores e sua compreensão dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes.

A mesa que abre o evento é “O papel da universidade na formação dos comunicadores para abordar temas de direitos humanos” composta por: Evandro Vieira Ouriques - Professor da disciplina Jornalismo de Políticas Públicas Sociais da UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência – NETCCON/ECO/UFRJ; Lissandra Leite – Jornalista, coordenadora de projetos da Agência de Notícias da Infância Matraca e Representante das Universidades (UFMA e Faculdade São Luís).

A programação conta com painéis, debates, oficinas e terá a apresentação dos planos de comunicação construídos na experiência dos estudantes de comunicação no Projeto Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Difundir pra Respeitar, executado pela Agência Matraca, para seis Ong’s e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís.


As oficinas oferecidas ocorrerão pela manhã, são duas: “Comunicação, Consciência e Cobertura de Políticas Sociais”, ministrada pelo professor da UFRJ, Evandro Vieira Ouriques e “Assessor de Comunicação – agente da transformação social”, ministrada por Amarilis Cardoso, que já trabalhou em diversas organizações sociais de São Luís, foi professora da Universidade Federal do Maranhão e, atualmente, é Relações Públicas da Rádio Universidade FM.

Entre os debatedores e palestrantes, o evento terá a participação de Edgar Patrício, da Universidade Federal do Ceará, Bia Barbosa, editora de Direitos Humanos da Agência Carta Maior e Paulo Lima, jornalista e diretor da Revista Viração, Fernanda Sucupira – Jornalista, trabalhou na Campanha Nacional pelo Direito a Educação Diplomada pela ANDI como Jornalista Amiga da Criança em 2005, e foi uma das vencedoras do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail agencia@matraca.org.br ou pelo telefone: 32540210.

Confira a programação completa:


Dia 22 de janeiro – Terça-feira

17h30 – Credenciamento

18h – recepção cultural

18h30 – Mesa de diálogo “O papel da universidade na formação dos comunicadores para abordar temas de direitos humanos”

Evandro Vieira Ouriques - Professor da disciplina Jornalismo de Políticas Públicas Sociais da UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência – NETCCON/ECO/UFRJ.Lissandra Leite – Jornalista, coordenadora de projetos da Agência de Notícias da Infância Matraca.Representante das Universidades (UFMA e Faculdade São Luís)

20h – Debate

Dia 23 de janeiro – Quarta-feira

09h às 12h – Oficinas

18h – Recepção cultural

19h – Mesa de diálogo “Continuando a formação após a universidade”

Bia Barbosa – Editora de Direitos Humanos da Agência de Notícias Carta Maior, membro do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social.Edvânia Kátia - Assessora do Tribunal Regional do Trabalho, coordenadora do projeto Imprensa 200 Anos - Memória Maranhão, coordenadora estadual do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, integrante da Federação Nacional de Jornalistas.
Dia 24 de janeiro – Quinta-feira

09h às 12h – Oficinas

16h às 18h – Painel de Planos de Comunicação – Alunos do Curso Direitos Humanos e Comunicação apresentam suas experiências como estagiários do Projeto Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Difundir pra Respeitar, bem como os planos de comunicação construídos em seis ong’s e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – São Luís.

18h – Recepção cultural

19h – Mesa de diálogo “Alternativas de formação em comunicação e direitos humanos”

Edgar Patrício – Universidade Federal do Ceará, Coordenador da ONG Catavento - Comunicação e Educação Ambiental e Doutor em Educação.Paulo Lima - jornalista responsável pelo Projeto/Revista Viração.Vera Salles – Jornalista, professora da Universidade Federal do Maranhão, representante da Aliança Internacional de Jornalistas.Fernanda Sucupira – Jornalista, trabalhou na Campanha Nacional pelo Direito a Educação Diplomada pela ANDI como Jornalista Amiga da Criança em 2005, e foi uma das vencedoras do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo.

Mais informações:

Agência de Notícias da Infância Matraca(98) 3254 0210

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto