segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Seja educado: use melhor seu celular



A mobilidade telefônica veio e revolucionou o mercado e com ele as relações interpessoais, a vida e a comunicação. A quantidade de celulares suplanta o da telefonia fixa em escala mundial, não é só no Brasil por n fatores. Quase todo mundo possui um celular,então muitas vezes para falar com a mãe, pai, irmão, colega, amigo é necessário ligar para o celular.

O celular é o telefone pessoal, isto é, você liga para o número celular de alguém e quase sempre fala direto com ele. No geral, é o número que a galera dá sem cerimônia ao colega, a alguém na noite, na balada ou no bate papo na net

O telefonito, como os italianos chamam, traz prós e contras. Como muitas pessoas não se educam, os inconvenientes são muitos, telefone que toca em: reuniões, missas, casamentos, batismos, refeições, aulas e conversas, em circunstâncias mais bizarras como no enterro, ou em outras em que a tranqüilidade e a concentração são exigências, e o som estrondoso, escandaloso, alto e de mal gosto do celular que toca. O fato de ser um telefone móvel e portátil que faz o caber no bolso da roupa, na bolsa, na mão ou no cordão preso ao pescoço marca a onipresença do celular e falta de bom senso e educação das pessoas que poderiam colocar seu aparelho no vibracall ou mesmo no silencioso, ou um som baixo!

É o mínimo para quem está num espaço coletivo ou público como no museu, ou assistindo a uma palestra...e de repente... toca um celular, um som alto, aliás uma música “Você não vale mas eu gosto de você/ Você não vale mas eu gosto de você”, (cada um com seu gosto, mas alguns devem ser privativos!) toca, toca e o dono custa a atender. Aí a aula para, ou a palestra...Será que é necessário fazer uma legislação para normatizar ou regular o uso de celular para as pessoas? Estipular multas? Há um projeto no Assembléia para proibir o uso de celulares nas escolas? Precisa um projeto? Não é lógico que aula não é ambiente para se atender a celular?!

Com o celular que toca, as pessoas se sentem obrigadas atender mesmo estando em prova, apresentando trabalho, aula, refeições, numa sessão de cinema... O celular é para melhorar a comunicação, e não para complicar a vida. Se não for possível atender ao telefone, não atenda, desligue, coloque no silêncio, no vibracall, no volume baixo, também quando ligar para alguém pergunte se ela pode atender, falar naquele momento..Seja educado!

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto