terça-feira, 16 de outubro de 2007

O jogo de Fundação de São Luís




Liliam Freitas





São Luís é perfeita para se brincar o jogo de fundação. Quem fundou São Luís? A resposta que deveria ou poderia ser simples... não é...digamos...única!




Qual o significado de Fundação mesmo? Vocifera-se tanto que São Luís é a única capital brasileira fundada pelos franceses!Então o que essa galera pensa sobre Fundação? Será que pensa?! Uma trilogia “O que é Fundação?” + “O que é Colonização?” + “O que é Invasão?” cairia bem, a editora brasiliense tem espaço! Caso o termo nos encaminhe para a idéia de estabelecimento, construção, lançamento de bases e alicerces, uma concepção mais histórica e acertada, a fundação de São Luís é lusitana, portuguesa com certeza. As marcas são indeléveis: a edificação colonial, o traçado da cidade, nomes das ruas, a nossa língua (é portuguesa sem sotaque gaulês) e grande influência de Portugal na cultura ludovicense. Enfim, o mito gaulês, ou seja, Saint Louis não se sustenta. Os franceses que aqui estiveram fundaram o forte de São Luís, passaram três anos de 1612 a 1615, depois foram expulsos pelos portugueses que fundaram e colonizaram a cidade de São Luís.






Não obstante, o discurso de fundação francesa continua vivo. Nesse jogo em que a regra passa por cima do conhecimento de fundação, pode-se falar também que a fundação de São Luís é espanhola [ou ibérica] pois ela ocorreu durante a União das Coroas Ibéricas (Portugal submetido a Madrid), ou até dizer que é austríaca, visto que a Espanha estava submetida a Áustria. São tantas as opções: portuguesa, francesa, espanhola e/ou austríaca, São Luís é tudo isso ou nada disso!



Aceitar a fundação francesa de São Luís é aceitar também que ela seja espanhola e austríaca, pode se dizer holandesa, os holandeses estiveram aqui, durante a tumultuado governo ibérico, considerados invasores. Do mesmo modo, os franceses foram tidos como invasores pelos primeiros cronistas e historiadores. Mudaram de categoria, ou de catigoria, de invasores a fundadores. Essa mudança se deu pelo século XIX!



Para a discussão não ficar tão eurocêntrica e colonizada, pode se pensar, por que não em uma fundação açoriana, africana ou indígena. As famílias açorianas aqui estiveram, mas como o discurso é europeu, elas foram esquecidas, os escravos também e índios por tabela!Que jogo!


Ah, e fica a frase "A vaidade ludovicense nasce escorrendo falsidade por todos os lados, desde suas mais remotas origens" de Fávio Soares.

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto