segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Toques para Falar em Público


* por Liliam Freitas


Já escrevi sobre essa questão, só que resolvi voltar a ela e ser mais direta. Admito que não sou perfeita nas minhas apresentações, sou consciente também que poderia ser bem melhor. Então fica combinado que os toques servem para mim também. Vamos a eles:

1) É fundamental acreditar em si e ter auto estima elevada। Se você é do tipo que não confia em si próprio e considera que é incapaz de se expressa bem em público, certamente não o fará (Será um fracasso!).

2) Seja você! Não faça tipo nem crie personagens, a não ser que seja um artista!

3) Fale, Aja e se Dirija ao público com Naturalidade!

4) Olhe para as pessoas। Fale e faça com que elas sintam que você diz, se certifique disso. Olhe nos olhos de cada um, faça com o que você diga seja compreendido numa forma como se você estivesse em particular com cada um.
5) A Timidez e o Nervosismo não são desculpas para péssimas apresentações ou barreiras para se falar em público। O Nervosismo todo mundo sente, inclusive os mais experientes oradores e palestrantes. Não se deixe dominar por ele, domine-o ou será dominado. Já a tão famosa timidez pode se tornar um trunfo, pode virar um charme na hora da apresentação

6) Gesticule, mas não em demasia, já que assim a gesticulação atrapalha। Use o corpo a seu favor, não contra!

7) Não fale (muito) alto nem (muito) baixo, nem (muito ) rápido nem (muito ) devagar.

8)A Norma Culta faz favor, a não ser que se esteja com pessoas com baixa escolaridade, aí o caipirês é a Norma! Caso contrário (fora do mundo “caipira”), as Concordâncias verbais e nominais, Regências e os plurais (s e m)। Ou seja, Correção Gramatical. Nada de iNdentidade, de três mês, dez real ou a maioria foram. Por favor! Ah, não use clichês, Chavões ou gírias!

9) Abra bem a boca na hora de falar, melhora a dicção! (em geral, não abro tanto a boca, então essa é especial para mim!)।

10) Pronuncie bem as palavras, não esqueça os “s”, “r” e “m” फिनैस
11) Leia! Leia de tudo: livros, revistas, jornais, cartazes, texto da internet, outdoors, panfletos e etc…

12) Escreva também!

13) Não seja Prolixo! Não fale demais। Não se perca nem canse as pessoas. Comece bem, desenvolva e encerre bem, Menos é sempre mais, pode até ser que não seja sempre mesmo, talvez quase sempre, e aqui é! Muito do pro lixo vai pro lixo, não faça isso com os ouvidos dos companheiros!

14) O Humor é bem vindo associado a Inteligência e Gentileza। Soria e Brinque se possível com o público. Estamos lidando com seres humanos, não com máquinas de assimilação de informações e conteúdos!

15) Conheça seus pontos fortes e fracos e trabalhe em cima deles।

16) Não perca oportunidades de falar em público। Quando tiver, fale, treine. Isso não quer dizer que se tenha que falar sempre, visto que em muitos momentos aprende-se mais calado e observando outras pessoas.

17) Treine também em frente ao espelho, se possível se filme, pegue uma câmera e ação! Treine apresentações com os colegas, pais, tios, sobrinhos e o (a) gatinho (a)।

18) Ouça sua voz! Como ela é? Como será minha voz? Aguda, grave, como? Grave no celular ou em outro aparelho e ouça। Trabalhe sua voz. Homens não impostem sua voz tornando muita grave e mulheres nada de colocá-la muito sensual (as vezes fica muito artificial, e é horrível). A palavra de ordem é Naturalidade!

19) Escolha uma roupa confortável e um bom perfume! Ajudam! Lembro-me de uma vez em que está com uma minissaia, estava sentada, fiquei com uma múmia (gafe), sem movimentos! E um bom perfume sempre ajuda।

20) Planeje sua apresentação: estude, faça um roteiro, treine, e inclua recursos (cuidados com eles, só apóiam)

21) Faça uma auto avaliação de suas apresentações। Pergunte também aos colegas e amigos como você foi na apresentação. Corrija os erros! Cresça!

22) Se possível um curso de Oratória

*Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e de Comunicação Social –Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto