quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mais Maranhensidade

Por Liliam Freitas

No aniversário de quase quatro séculos de existência, São Luís, capital do estado do Maranhão, nos seus 395 anos, a prefeitura presenteou à população com uma programação cultural que incluía curtas no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, música na praça Nauro Machado e o show de Arthur Moreira Lima e a cantora Daniela Mercury na praça Maria Aragão, no 8 de setembro.

O destaque dessa programação foi mesmo a cantora baiana Daniela Mercury. Paradoxo não?! A capital é maranhense, no entanto a cantora é baiana, trazida da Bahia! E os artistas daqui? Não há!

Fui ao show. Ainda ouvi e vi o Arthur Moreira Lima. Bingo! Música Clássica que mais combinaria mais com cantores da terra, musica universal com uma mais local. Mas no caso da Daniela Mercury não. O show dela foi muito bom por sinal, Balé Mulato, trabalho que congrega Musica, Dança e Percussão.Mas..Não adianta a pseudo argumentação de que em termo s culturais Salvador e São Luís são semelhantes, ísso é ser simplista. São Luís é Maranhão, não Salvador nem Bahia.

A prefeitura gasta uma nota com gente de fora, enquanto poderia gastar menos e produzir mais em termos de cultura e incentivos. O atual governo vem com o discurso de maranhensidade [não vou entrar muita na questão, fica pra próxima sobre a maranhesidade, mas é um discurso que há algo de aproveitável e outra não], e a prefeitura na contramão com a baianidade. Há tanta gente boa por aqui, porém se resolve ir a Salvador. Preferia Zeca Baleiro, Rita Ribeiro, Alcione, Flávia Bittencourt,ou outros, inúmeros bons ainda desconhecido!Quem será que virá nos próximos, já veio Elba Ramalho, agora Daniela Mercury? Pode ser Lenine, Chico César, margarete Menezes…, um não maranhense.

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto