segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Futebol feminino e preconceitos seculares na Band





Por C। Ardaga Widor


O racismo é uma doença espalhada diariamente pelas TVs brasileiras. Até por aqueles que não se entendem como racistas. Exemplo: TV Band, Futebol Feminino.

Futebol feminino e preconceitos seculares na Band A jogadora Simone é (...), também, muito bonita (O Neto durante o jogo contra a China)। São mulheres bonitas (...) da Austrália que foi colonizada pelos ingleses? (Luciano do Valle durante o jogo Brasil vs. Austrália). E ela (...) que beleza!? (O Godoy referindo-se à goleira australiana Barbieri).
Seria tão bom se o telespectador poderia simplesmente desfrutar o jogo. Seria tão bom se narradores e comentaristas ficassem ou quietos ou, ao menos, na sua. Que é o futebol. Só. Porque sempre quando arrotam suas subjetividades nocivas e profundamente racistas nos nossos ouvidos fica difícil agüentar. E o pior: Não só revelam seus próprios preconceitos nação afora, mas envenenam ainda os nossos filhos que assistem e ouvem e aprendem este sistema de valores racista. Bonitas são, também, e em minha opinião até mais que as jogadoras negras dos paises africanos e nossa Kátia, nossa Renata Costa...
É duro aceitar que entra século sai século e ver o racismo tão profundamente enraizado até naqueles que nunca o admitiriam. Como um Luciano, como um Neto, como um Pele! (...), e aí vai. Nas cabeças deste país a pele escura continua sinônimo de exclusão de beleza. Parece a Europa central em plena época nazista. Eu não nasci aqui. Sou natural da Europa. Branquinho. Mas sinto muita vergonha de morar no Brasil por causa de seu racismo presente em todos os cantos.
Como esportista e pessoa de conceitos éticos gostaria ouvir, ao menos, desculpas desses profissionais da Band. E como professor de estudos sociais quero ainda acrescentar, meu caro Luciano, que na Austrália aconteceu a mesma tragédia brutal que nem aqui no Brasil. Não houve colonização nenhuma. O que houve lá foi ingleses delinqüentes que invadiram o continente e cometendo múltiplos genocídios nos povos aborígines (de pele preta). E aqui foram os portugueses delinqüentes que invadiram e escravizaram e exterminaram os civilizados povos indígenas. (Antes de importar seres humanos africanos para levar adiante seus projetos sadistas e criminosos.)
A qualidade dos descendentes desse modelo de colonização se manifesta até hoje. Nas suas colocações. Tomem vergonha! Ou mordaças. Sem mais, C. Ardaga Widor Lençóis (BA)

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto