sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Salvador -BA

O Brasil começou na Bahia, os portugueses começaram a colonização, ou melhor a exploração por lá. Salvador, capital do estado baiano, é umas das cidades mais requesitadas, só perde pro Rio de Janeiro, e também uma espécie de capital do nordeste. Tudo nos empurra pra lá, inclusive os artistas baianos e a propaganda que mostra só Verão, Alegria, Carnaval e um Povo Hospitaleiro . O V Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia (ENNOEPe) em 2007 foi em Salvador, uma oportunidade de estudar, encontrar os colegas do curso do norte e nordeste e conhecer Savador.

O Encontro foi um droga: os locais de mesas redondas inadequados, a acomodação também, a alimentação com direito a falta de arroz em plena 1:30 da tarde, falta de pão no café da manhã, iogurte estragado no lanche da noite.

Conheci, com minhas amigas de Universidade, Salvador. Logo na entrada vimos favelas (parecia o Rio), grandes avenidas, viadutos, pontes, igrejas, bancos... Fomos ao centro da Cidade e ao Pelourinho, onde é local de maior extorção dos turistas.Por mais que não tivessemos tanta grana, éramos turistas, mesmo pobres. Lá tudo se cobra, para tirar um a foto com a baiana até como capoerista, talvez em breve cobrem para dá informação.Os vendedores super chatos que quase nos obrigavam a compra os que vendiam, as ciganas que atodo custo que pegar nossas mãos.Conheci duas praias: a da Barra e de Itapuã!!Horriveis, de São Luís são melhores,a cor da praia só não [é aaquel azul-verde bonitão. Na praia de Itapuã, a primeira areia da praia é aquela do quintal de qualquer pessoa, parece terra de galinheiro, o pé fica sujo, a areia junto ao mar é esquisita, grossa e difil de andar, afunda, o mar é lindo... de longe, pois a agua é cheio de algas.Nem tive coragem de entra, o mar ainda é revolto.Ainda é muito estreita a faixa entre o mar e o bares.

No pelourinho a noite termina cedo, tipo 2 horas da manhã. Lá tem alguns ensaios. O de Psirico é R$ 25,00 reais, mas não eu que vou sair de São Luís para ver um ensiao desse. Já sabia do meu amor por São Lúis e isso ficou latente em Salvador, cidade essa altamente mercantilista, exploradora, capitalitas que quer faturar a qualquer custo.

Claro que a desorganização do Encontro Regional também contribuiu para que desgostássemos um pouco Salvador, mas a cidade e as pessoas que a fazem não a ajudam com seu Mercantilismo Altamente Neoliberal agressivo. É uma cidade com seus parcos encantos aumentados pelos amebóides do que fazem ou dizem fazer TURISMO.

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto