quinta-feira, 16 de novembro de 2006

3º Tempo
O 1º tempo corresponde ao primeiro turno das eleições, o 2º,segundo turno, e o 3º, ao momento de reflexão e análise de tudo o que aconteceu nesse jogo de dois tempos, aliás três com esse. Esse pleito tupiniquim começou com o povo apático mergulhado no espírito em frangalhos, derrotado, desacreditado e perplexo, nem tanto pelo não hexa da Copa do Mundo e sim com tanta corrupção, alguns diriam “como nunca na história deste país”
Até a disputa ao mais alto cargo do poder executivo, a presidência do Brasil, transcorreu no estado morno, no light, aliás, ao sabor “chuchu light” (expressão do cientista político José/Macaco Simão).Parecia que não haveria 2º tempo/turno, iria só até o primeiro, nem cerca de sete candidatos como Heloísa Helena, Cristovam Buarque, Alckmim e Ana Maria que concorriam com o atual presidente colocaram gás, tesão e encanto nessa eleição: A representante do PSOL canalizou o voto de protesto ao seu favor e também a indignação dos eleitores com a indissociação Politica-corrupção bem brazuca, todavia seu discurso radical e nem tanto consistente como defesa da Moratória assustou, ficou em 3º lugar nas urnas, um nome bom para as futuras disputas presidenciais!; O ex-ministro da Educação que só tratava de Educação ficou em 4º, ex-PT, agora PDT, seu discurso cheio de lacunas não convenceu, não obteve sucesso nem com os indecisos nem com a Galera Indignada e do Protesto, ainda um promissor candidato ao cargo em questão; Alckmim, entre os candidatos que disputavam com Lula, talvez apresentava o plano com as melhores propostas, o Chuchu deixou de ser Chuchu ainda mais light, foi para o 2º tempo com Lula; já a canditada com nome de apresentadora de tv não agradou,uma propaganda muito ruim, uma cientista política que na sua propaganda parecia uma mulher fútil, uma socialite, não é uma mulher assim que os eleitores e em especial,as eleitoras desejam, ela e os outros dois candidatos :Luciano Bivar do PSL e José Maria Eymael, ao que me parece foram candidatos só para não deixar o partido ou a legenda sem nome, proposta eu não vi, quem viu?.
Contudo, o clima esquentou por uma soma de fatores : Lula perdeu votos, já não conseguia a maioria absoluta e Alckmim ganhava, cresceu.A eleição estendeu-se para 2º turno. Nesse tempo,a bipolarização Lula X Alckmim nas propagandas, debates e entrevistas na TV, na imprensa e nas mentes dos votantes.Resultados das urnas: Lula vence! Recuperou muitos votos, cresceu e se reelegeu, já Alchmim teve menos votos que no 1º turno, decresceu, voltou a virar Chuchu!
Saindo da esfera nacional para a estadual, na eleição de governo do estado do Maranhão, Roseana Sarney perde para Jackson com uma diferença de menos de 4%, uma disputa apertada, o suficiente para derrotá-la! A candidata apoiada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e que o apoiava contrariando seu partido PFL não venceu nas urnas, mesmo com o presidente reeleito. Os maranhenses deram a Lula a 2º maior votação em termos percentuais do país e não caíram na armadilha da tentativa desesperada sarneísta de colar Roseana a Lula o que implicaria votar em Lula e em Roseana, e não foi o que aconteceu, senão ela estaria eleita .O povo soube dissociar: votou nele..mas não nela, ou melhor dizendo, votou em Lula e em Jackson! Lições: Lula é muito bom de voto para ele, não para outros, foi reeleito com um percentual muito expressivo apesar do seu governo e com isso renasceu; A (i)lógica transferência de votos pensada pela grande candidata cientista política pela UnB, Roseana Sarney, não funcionou pois o povo não é besta,ou não tão besta como ela supunha.
Durante esse pleito, no Maranhão ocorreu um fato inédito, um golpe significativo à oligarquia-mor o qual se assemelha como o da Bahia em que Jacques Wagner venceu no primeiro turno a disputa estadual e desbancou o candidato indicado e apoiado pelo grande neocoronel Antonio Carlos Magalhães. Boa!O golpe aqui foi melhor deferido, visto que Jackson, o nome da oposição chegou ao poder por destronar não um nome indicado ou apoiado por Sarney e sim um Sarney, (Roseana) Sarney .Os dois casos ambos no nordeste foram destaques na imprensa nacional sem choques entre eles, já que na Bahia foi no 1º tempo, e no Maranhão no 2º. Um jogo democrático e bonito, Roseana Sarney completa minha idéia quando proferiu: "O povo é soberano”.
Os jornais de Oposição fizeram a festa, talvez alguns ainda a farão durante um bom tempo, quem sabe em todo mandato de Jackson, o tal “Jack (son)o estripador de oligarquia”. Justiça seja feita, esses meios de comunicação que não fazem parte dos Sistemas Mentiras foram cruciais nesse processo. È preciso que não haja exagero.As manchetes dos dois dias pós-eleições 02 e 30 de Outubro refletiam o clima não só da Ilha Rebelde, mas de boa parte do estado.O cargo a governo do estado que parecia mole mole para a senadora com suas pesquisas em que ela venceria em 1º turno não se efetivou, ela não alcançou maioria absoluta,foi para o 2º tempo na frente.Na primeira etapa, era ela só contra todos: Jackson, Anderson Lago, Bentivi, Saturnino, Marcos Silva e Vidigal. Na segunda, Roseana x Jackson multiapoiado pelos que não concordavam com a candidata, inclusive o governador do estado, José Reinaldo colocado lá por ela. A oposição parece que amadureceu,apanhou tanto pela sua 'burrice', aprendeu , dividiu-se no primeiro tempo, para confudir a adversária. Na etapa decisiva, Jackson, a oposição em um nome e ganhou.Boa estragégia!Agora é muito trabalho, trabalho.
De volta as manchetes de jornais que dão uma boa matéria, o Estado do Maranhão na segunda-feira cinzenta para o Grupo Dono do veículo de Comunicação do dia 02/10/06 estampa : “Roseana Vence o primeiro turno e vai para o segundo com Jackson “, enquanto outros jornais a capa era bem diferente como :”Xô mentira!”. A primeira manchete ao meu ver é uma pérola, ela não venceu o primeiro, se vencesse não iria para segundo, mesmo ela tendo ido para o segundo tempo na frente. A manchete é essa porque o jornal é dela e é uma derrota para este meio de comunicação esse resultado, já que todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas por ele: ela venceria em primeiro turno.A mentira caiu, por isso a manchete “Xô mentira”,genial! No dia 30/10/06 o primeiro jornal declara: “Lula é reeleito e Jackson ganha” , dá enfase a vitória de Lula, os outros jornais a estadual, um estampa: “Cai o ultimo coronel do Brasil”, o ultimo coronel deste país segundo o jornal é Sarney que caiu, o penultimo é provavel que fosse ACM, cairam os dois, só cairam, não estam mortos!!!Coloco também que há mais coronéis, o PT ganhou no estado vizinho (Pará) com o apoio de Jardel Barbalho, um coronel que está bem das pernas. “Ultimo coronel” não me convenceu, a manchete tem seu valor, o jornalista estava emocionado, já que numa análise mais aguçada ela não se sustenta e fora que a matéria desse meio ficou aquém do esperado,então vamos caprichar na manchete e a na matéria(Puchão de orelha no Editor chefe!).Dentro desse mesmo jornal, leio um matéria de uma enviada (não sei de onde, o jornal não diz!)que escreve sobre a vitória de Jackson,e afirma que: a derrota de Roseana Sarney significou uma derrota pessoal de Luís Inácio Lula da Silva(Só faltou ela dizer que eles eram amigos de infância!); em vez do PT local apoiar Roseana, apoiou Jackson(aqui foi o maior tropeço, o PT local estava na coerência, o presidente não, o 'em vez 'ou ao invez caberia a Lula!!) e,para encerrar, o apoio de Lula a Roseana Sarney foi um golpe em Jackson(exagero!).
Muitas emoções nessas eleições. Mulheres na política, destaque para Heloisa Helena, Ana Júlia (PT) no estado vizinho (trilha sonora já tem “Ana Júlia” de Los Hermanos), no sul Yeda Crusius (PSDB) que parecia em 3º lugar nas pesquisas de intenção de votos efoi para o segundo e ganhou nas urnas desbancando o PT com Olívio Dutra, no rio Grande Norte, agovernadora Vilma se reelegeu.Três mulhres no controle dos estados.
Enfim, o 3º tempo é o momento de análise de tudo o que ocorreu ou dos fatos mais relevantes, não foi pouco:disputa pela presidência, pelo estado e congesso nacional.As viradas como no futebol e nos grandes campeonatos ocorreram, mancadas também.Muito do aconteceu vai pra História com a releição de Lula, a vitoria de Jacques Wagner (PT) na Bahia e Jackson Lago (PSD) no Maranhão,ambos estados dominados pelo Partido da Frente Liberal, as viradas das candidatas Ana Júlia (PA) e Yeda Crusius (RS), e ...
Liliam Freitas

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto