quarta-feira, 25 de outubro de 2006

2º Tempo

As eleições de 2006 parecem um clássico 1º tempo de um jogo de futebol morno e chato, em que alguns e/ou diversos acontecimentos já aos quarenta e cinco ou nos acréscimos mudam a partida। E o segundo tempo começa revigorado, nem lembra o 1º tempo. Foi isso que ocorreu com esse pleito, tanto na disputa presidencial quanto a estadual (Maranhão), inclusive em vários estados. A metáfora futebolística ajuda!
Lula pelas pesquisas venceria o 1º turno, todavia o escândalo Vedoin, a não participação nos debates das emissoras abertas e mais escândalos fizeram com que ele fosse para o 2º tempo, a partida aparentemente ganha na primeira etapa não vingou। Roseana Sarney segundo as pesquisas publicadas pela sua 'máquina midiática' (expressão de Alberto Dines) ganharia no primeiro tempo, uma dessas pesquisas assinalvam sua vitória com 71% dos votos। Contudo, nas urnas, ela não conseguiu nem uma maioria absoluta. Resultado: segundo tempo com Jackson, o que era ganho, já não é mais. Essa “reviravolta” deu um gás ao clima político! O movimento Xô Rosengana, um desdobramento do movimento do Xô Sarney que nasceu no Acre onde Sarney se elegeu com uma certa dificuldade, e o Sou estudante e nela não voto contribuem para esse gás, esse clima da tal libertação.
A priori Lula e Roseana Sarney não estão tão ligados, ela pertence a uma grande oligarquia, no Maranhão a maior, é do PFL que faz parte da coligação com o PSDB que apóia Alckmin e também o PT local apóia Jackson. Só que por (in)coêrencias e (i)lógicas do Poder, Lula externou seu apoio a senadora. Essa relação entre ela e o presidente ficou mais nítida agora nesse segundo tempo, no tudo ou nada, e para Roseana é só Lula! Essa situação é uma facada nos militantes petistas do estado, Lula não é um mero candidato do PT, ele é presidente de honra desse partido.
Os motivos que a levam a apoiá-lo não são difíceis de se explicar: Lula teve 75% dos votos no Maranhão, Alckmin, poucos, assim como no nordeste. Então apoiar o tucano seria perder os votos dos lulistas ou dos que votam em Lula. O complicado é votar em Jackson e em Lula, já que o barbudo está com Roseana e ela só com ele .
O PFL revida, de certa forma, 'pressiona ' a candidata oportunista a apoiar Alckmin. Ela resiste, apoiá-lo seria perder votos, e ela não pode correr esse risco, ou seja, é oportunismo, ela sabe que Lula ganha a disputa à presidência e quer carona: Sanguessuga! Obvio que ela se coloca como vítima, se mostra ideologico-politicamente Lula. Nunca vi candidato/a se apegar tanto com outro, como Roseana se apega a Lula, é desespero, é desespero,é desespero... Uma colega terapeuta me fez até rir, quando disse que não haveria segundo turno no estado, pois o PFL expulsaria Roseana do partido, e sem partido não há candidatura. Eu, claro, não acreditei, não tem como acreditar, eu não sou burra muito menos idiota, e disse a minha a colega de trabalho que essa expulsão não aconteceria nesses moldes. Ela pode ser expulsa no período pós-eleições, e Roseana Sarney é senadora e filha de quem é.
Nesse 2º tempo, a imprensa tem mais espaço e mais possibilidades, e espero que mais competência (e vergonha na cara) para realizar uma adequada e excelente cobertura, realizar comunicação que é social. Restam a disputa a presidência e a governo do estado. No 1º tempo, não houve a cobertura aos candidatos a deputados estadual e federal nem ao senado por parte da imprensa, que só noticiou a vitória nas urnas de Maluf, Clodovil e pasmem, Collor de Melo e Frank Aguiar, o cãozinho dos teclados, Au, Au, au, au! A imprensa dormiu, nem viu,nem notou, perdeu todo o percurso que eles fizeram para chegarem lá.
Continuando a crítica, é justo que se diga que a idéia e a realização dos Debates são louváveis, já que a propaganda política deixa muito a desejar, enche o saco! Não politiza, não informa, deforma,porra e a minha paciência ?! A coqueluche atual é o debate entre Lula e Alckmin, ou melhor dizendo, os debates nesse segundo tempo, já que Lula fugiu deles no primeiro. Nessa segunda etapa, o debate começou com a baixeza e a pobreza do da Band, depois o estado ligth e sereno demais no SBT, em seguida o equilíbrio e a seriedade do da Record, e vem o da Globo para encerrar.Indubitavelmente, o debate é uma inteligente forma de possibilitar aos eleitores analisar o candidato com suas plataformas, os programas e as idéias , caso ele possua ,e as possíveis lacunas sem a maquiagem dos marketeiros e o teleprompter ou telepronto. É o candidato quase "cru e nu".
Recordo de uma professora que afirmou em 2002 que mudara de escolha depois de um debate, o candidato era Ciro, ela o achou arrogante e mudou!O debate é um a maneira a mais de conhecer os candidatos, ainda mais quando se exaltam e se irritam , não há maquiagem que resista ou máscara que não caia . Por exemplo, Alckmin já mostrou sua arrogância, sua irritação com alguns temas (ensandecido segundo Lula), e comporta-se como um vendedor ou anunciante de produtos realizando merchan, afirma que ele é melhor (Diz ele: "Veja eleitor, essa é minha proposta. Para o candidato, tudo está perfeito".). Eu não suporto mais, se antes fosse votar para ele, mudaria de idéia!
Na esfera local, existiu um debate entre os governáveis (brinco eu), Roseana Sarney e Jackson. No primeiro turno, ela fugiu da raia, todos contra ela, e ela fraquíssima. Nesse debate da Difusora, a senadora demonstrou muito nervosismo e muita fraqueza, Jackson foi melhor que ela. Se fosse Bentivi, Marcus Silva ou Saturnino teriam acabado com ela, Jackson não aproveitou tanto essa singular oportunidade de deixá-la em frangalhos.
Os idiotas de plantão, a maioria dos que defende o voto nulo ou/e branco, sumiram de cena. Fracassou a campanha pelo voto nulo que ganhou a internet e o orkut. Numa situação como do cargo a presidência e em especial ao do governo do estado não cabe em hipótese alguma a pseudo neutralidade: eu não voto em nenhum dos candidatos, e não compactuam com nenhum deles. A saída de inicio é votar no menos pior, já que situação pode ficar péssima, isto é, mais pior, e aí fode tudo!!Eu também não vou acreditar nuns débeis mentais que desconhecem que a contagem dos votos é realizada em cima dos votos válidos de acordo com a Carta Magna de 1988, o que exclui os votos nulos e brancos.Isso não protesto, é imbecilidade!
Esse jogo, que já está no final do segundo tempo, está previsto para terminar domingo (29/10/06) lá para 22 horas. Não sei bem como se processará o tempo da contagem de votos, só sei que vou dormir quando souber do resultado das eleições a presidência e ao governo do estado. A primeira é Lula, não acredito na virada do tucano, nem quero que ele ganhe, mais tucanato (arghttt), já a segunda, não sei, torço para Jackson, um bom velhinho e bom Maranhão, por um novo horizonte, uma nova forma de governo, mas eu não sei o que as urnas dirão a respeito dessa.
Liliam Freitas
litemafre@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto