segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Questão moda
A moda é uma das maiores Ideologias e muitas pessoas não percebem isso. Ela define o que vestir, como vestir e quando vestir.Altamente ideológico! E são muitos os que entram nessa lógica sem atinar para ela. Aí entra o vestir bem, e a polêmica também comparece. As discussões começam, há também os críticos de moda e os pseudos as sê-los, muitos suportáveis e outros nem tanto os quais vociferam que tal personalidade se veste mal ou não sabe se vestir (coisas desse tipo).
O próprio vestir é oriundo de uma necessidade humana de se proteger do frio, do calor e do vento. Quanto ao vestir bem ou mal da Indústria /Indústria Cultural. O vestir bem ou mal é muito relativo. Por isso não suporto os (pseudos) críticos que afirmam que as pessoas não sabem se vestir e por aí vai. Essas discussões são muito vazias baseadas em autoritarismo sem sentido. Se alguém não segue os ditames da moda, se veste e está confortável e feliz, quem sou eu para dizer que ele não combinou as peças do vestuário? Qual o fundamento?
O principio fundamental do vestir-se, na minha óptica, é você se sentir bem, o resto... é resto,abaixo os ditadores da moda! Já acompanhei uma excelente discussão sobre que roupa usar, e eu percebi uma briga de conceitos e adjetivos. Existe uma confusão muito grande entre vestir bem como uma super-mega-hiper-ultra produção. "Menos é sempre mais", talvez o melhor conceito da moda, as pessoas deveriam conhecer! A maledicência, que infelizmente se confunde com a crítica, negligência a autonomia de cada um e evidencia a ignorância em estilos (básico, casual, clássico e etc e tal, ) e a ‘criatividade de cada ser em fazer o seu (estilo) nessa pluralidade e miscelânea.O orkut no perfil mostra um pouco isso no quesito estilo comas opções : alternativo (meu próprio estilo) , casual (bem informal) , clássico (estilo tradicional), contemporâneo (tenho estilo próprio, não ligo para grifes) , só visto estilistas famosos (sou vítima das grifes) , minimalista (roupa é acessório opcional) , natural (só uso tecidos naturais) , aventura (normalmente estou pronto para uma expedição) , elegante (qualidade em primeiro lugar) , na moda (uso tudo o que é novo e moderno) , urbano (sigo as tendências das grandes metrópoles).Nessa opção de leque maravilhosa,há pessoas que marcam muitas ou todas,o que denota multiestilos.O contraditório, e diria jocoso trágico é observar o ‘ estilo’ dos críticos e dos pseudos (em especial esses últimos), pois é crítico, de muitos deles, não todos o que corrobora pra dizer que A teoria deles é fraca.
Entre tantos críticos de moda, há um que é apresentador de um programa na TV aberta, é a telinha e suas podridões. O pior crítico, insuportável. Não assisto ao programa dele, não há suporte no meu sistema nervoso, com muita luta consegui ouvi uma entrevista dada por ele numa estação de rádio nacional em que afirmava " Os artistas não se vestem bem " e justificava tal fato com um argumento capenga de que eles possuem uma remuneração aquém.Continua em mais impropérios, e disse que a mulher que mais se veste bem é desconhecida do grande público,não é artista,é uma socialite.
Pós a essa agulhada de que para se vestir bem é necessário muita grana e põe grana nisso (já que nem os artistas tupiniquins têm tu tu suficiente,já que segundo ele, esses artistas ganham merreca! E a do povo nem se fala...) eu diante disso eu prefiro minha concepção do vestir bem. Posso está com um camisão de botões descalça, com um short com havaianas (ou outro chinelo de dedo), um jeans acompanhado de chinelo ou tênis e está bem vestida e isso pra mim basta, é como diz Carlos Drumonnd de Andrade “Sinto muita falta de mesmo quando tenho que fazer a vontade alheia”, eu digo:- “Não faça a vontade do outro, faça a sua!”. Claro que isso não vai entrar na cabeça de muita gente. Mas ...eu não estou nem aí!A questão do vestir bem passa por um processo de aceitação e amadurecimento interno de cada um.Se você ainda não amadureceu..meu bem
Liliam Freitas

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto