quarta-feira, 2 de agosto de 2006

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA EM FILAS

Por Fabio Sousa <fabiojuv@yahoo.com.br>

Quem nunca se viu furioso e com a reação reprimida ao permanecer uma eternidade em alguma fila e, de repente, perceber um espertinho furá-la, com pleno êxito, burlando todos os princípios do bom convívio social? Se você está cansado de ser enganado, reaja! Não, não se trata de bater boca com o infrator e muito menos denunciá-lo, pois além de otário você faria papel de fofoqueiro. Utilize-se da mesma tática. Com o intuito de guiá-lo, aqui vão algumas dicas e observações que podem levá-lo a obter sucesso.

1. De início, PROCURE SEMPRE ALGUÉM CONHECIDO. Caso ache, tudo se tornará mais fácil. Demonstre imensa alegria e surpresa ao vê-lo. Logo todos entenderão que seria muito indelicado interromper um encontro tão caloroso e você será naturalmente incorporado ao grupo. Mas lembre-se que tudo requer uma dose de sacrifício e nem sempre a sorte soprará a favor. Ás vezes você terá de agüentar aquele colega mala com sorriso idiota, que só fala besteira e vive cutucando o seu braço quando você vira a cara para que ele perceba o quanto está sendo chato. Neste momento tenha em mente aquele velho chavão de que “os fins justificam os meios”. Ou seria “para sair dos fins se justificam os meios”?

2. Caso não consiga aplicar a primeira técnica, FAÇA-SE DE DESENTENDIDO. Caminhe paralelamente à fila com ar de desinteresse. Se preferir, finja ler alguma coisa, com a vantagem de ainda posar de intelectual. Interrompa o passo algumas vezes, verificando discretamente até encontrar alguém que pareça fácil de levar na conversa. Então comente a lentidão da fila, sobre a lei que determina o máximo de tempo a ficar esperando, ou sobre os malefícios que o ato de permanecer em pé durante um tempo prolongado exercem nos joanetes do homem médio brasileiro. Depois de familiarizada com você, nem passará pela cabeça dessa pessoa a hipótese de mandá-lo para o fim da fila.


3. APELE PARA O LADO FÍSICO-EMOCIONAL. Se de antemão souber que terá de enfrentar alguma fila, você pode sair de casa prevenido: se por um rápido atendimento você é capaz de tudo, então não será um grande incômodo carregar um monte de tralhas (vide caixas, sacolas e crianças) que possam sensibilizar os seus companheiros de martírio. Se possuir talento representativo, não há melhor ocasião para demonstrá-lo. Franzir as sobrancelhas, retorcer os lábios, passar a mão no abdômen e reclamar de frio sob uma temperatura de 40 graus estão valendo.

4. INCLUA-SE ENTRE OS GRUPOS BENEFICIADOS POR LEI: mulheres gestantes e pessoas idosas, por exemplo. O primeiro caso está obviamente vedado aos seres do sexo masculino, mas as mulheres têm aí um grande campo a ser explorado. Há inclusive relatos de mulheres que só engravidam para não ter de enfrentar filas. Porém, as que prezam pelo lado financeiro - e principalmente por sua aparência física - devem recorrer a outros expedientes. Colocação de uma falsa barriga? Hum... não é muito aconselhável, afinal você pode ser desmascarada por alguém que ontem a viu esbelta e serelepe como sempre. Vá do jeito que está, e se for interpelada, responda indignada que você não tem culpa pelo seu filho ser tão mirrado a ponto de aos oito meses (enfatize isso) ainda não ter aparecido uma barriguinha considerável. Ainda existe o segundo caso: você pode se fingir de idoso. Se as pessoas estranharem o seu rosto de vinte e poucos anos, argumente o quão avançada está a medicina preventiva; ou que você não tem culpa se a maioria prefere levar uma vida sedentária; ou então que descende de uma tribo polinésia onde o processo de retardamento da velhice é incrível!

Se nada disso der certo... bem, resta deixar um pouco de lado o tal jeitinho brasileiro e esperar a sua vez – algo que se costuma chamar de “respeito pelo próximo”. Parece meio antiquado, mas há indícios de que funciona e, pelo que consta, nunca matou ninguém.

Esse texto é de Fabio Sousa que fora publicado no Galera,suplemento do Jornal O Estado do Maranhão, no dia 29/07/06.Um texto pra lá de bom, jocoso em que ele , o Fabio, cria A TEORIA DA FILA . Entrei em contato com ele e ele liberou a publicação do texto!!

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto