quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Considerações acerca das eleições

Com o mesmo espírito derrotado que saímos da Copa do Mundo da Alemanha de 2006 sem direito a pódio e sem futebol pra isso (nem o terceiro lugar!!) iremos às eleições,ou já estamos nelas. Para reverter esse (des)ânimo,o Governo Federal encomendou a nossos talentosos publicitários propagandas geniosas, e o slogan é “O Brasil é tão bom quanto seu voto”.Que frase!Vi e estou até hoje nela.Ela merece uma reflexão,tem sentido o elo entre “Brasil ” e “Voto”,em especial quando vemos como o país está mais e mais mergulhado em corrupção e o povo notadamente decepcionado,deprê como essa situação calamitosa.E nessa áurea,há vozes que defendem o direito de não votar (um não ou basta ao voto obrigatório ou a obrigatoriedade do voto,escolham!).Enquanto o pedido não é atendido pelos nossos parlamentares,muitos vão pela tangente fazendo uma apologia ao voto nulo ou branco.
Nas eleições passadas, recordo-me de um amigo que relatava uma situação curiosa que merece nossa análise, conta ele que no dia da votação na seção uma pessoa diz depois de uma confusão “Eu sou cidadão, tenho meus direitos”.Parece paradoxal ou contraditória a sentença dita por esse cidadão que sabe que é obrigado a votar.Para muitos desiludidos é um dever votar, para outros,direito conquistado a duras penas,duríssimas.
Então muitos proclamam a não mais obrigatoriedade do voto,ou seja,que o voto seja facultativo.Nesse pensamento,em geral se esquecem a História e as lutas travadas para que todos votassem (Homens e mulheres sem distinção de renda,classe social e etnia).Por de trás do voto facultativo,vejo eu uma maneira tacanha de muitos de se eximir (uma tentativa inglória) da situação que esse gigante e agonizante pela própria natureza passa.Querendo ou não somos tão culpados quanto essa corja de politiqueiros que estão em Brasília todas as capitais e cidades em congresso,nas assembléias legislativas,câmaras de vereadores,prefeituras e palácios pela situação que o país está .
Não é o voto facultativo,nulo ou branco que irá mudar a situação desse país e do povo,o buraco...é mais em baixo e bem maior!
liliam freitas
litemafre@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto