quarta-feira, 19 de julho de 2006


Xuxa: 20 anos
O nome dela é Maria da Graça Xuxa Meneghel,mais conhecida como Xuxa, a rainha dos baixinhos,que está comemorando na Rede Globo 20 anos de televisão.Ela veio da extinta Manchete, quando já esboçava um potencial sucesso e se consagrou na Globo.

Recordo-me de uma entrevista em que Xuxa afirma que nunca leu uma crítica favorável a ela de um especialista (educador, psicólogo, pedagogo e professor ).Esses só a condenam e a censuram.E o questionamento surge:Será que ela só errou? Por que não admitir seus acertos?Será que inexistem? Será que ela também não é vítima de pre-conceito por ser ex-modelo apresentadora de programa infantil, loira e mulher?

Não venho aqui para defendê-la, mas na tentativa de fazer um apanhado dessa duas décadas e fazer uma crítica mais condizente,mais justa. Foram muitos os que passaram pela Xuxa:gerações.Muitos hoje adolescentes e adultos,ainda há crianças encantadas com ela,apesar da Xuxa hoje não reinar como antes.

Como pontos relevantes dessa apresentadora como seus programas de tv/shows podem ser elencados: a presença/valorização de brincadeiras e jogos,a valorização da criança,a atuação das crianças nas brincadeiras,companheirismo,competição,imitação das brincadeiras e a valorização educativa que atribuía a participação de crianças em brincadeiras em geral.Tudo isso aliado a idéia de Infância relacionada a Alegria, Emoção, Gosto, Diversão, Simpatia, Habilidade e Inocência.Contam ainda o carisma,esforço e a docilidade da apresentadora o que, de certa forma, encobriam a falta de preparação pedagógica dela.Os educadores ou/e especialistas não ajudavam tanto essa apresentadora nesse sentido com sugestões,atrapalharam-na como muita “critica” sem chão.

Vêm claro os aspectos negativos, muitos cruéis como: a supervalorização na/da criança vencedora e o desestimulo e menosprezo pela criança perdedora;os brindes/a premiação centralizados no vencedor ;os meninos versus meninas o que estimula abriga entre os sexos (ponto esse visto em muitos outros programas infantis-infelizmente),não há combinado mesclando meninos e meninas; o comercial presente (no seu programa havia de forma subliminar,nos outros programa desse segmento vejo mais “compre,compre!!!”Esse apelo!);e os produtos com sua marca/nome que incentivam o consumismo infantil(isso é cruel!!).Cruel também o padrão de beleza imposto pela loira alta de olhos azuis como seus paquitos e suas paquitas com esse mesmo padrão estético num país mestiço,visto que eram muitas as crianças que sonhavam ser paquito/a as quais não possuíam esse arquétipo eurocêntrico para realizar seu sonho.

Por conseguinte, uma carreira de pouco mais de 20 anos, duas décadas, era exigir demais só perfeição. O erro é próprio da condição humana,com ela não foi e nem seria diferente.Foram muitos os erros,houve também acertos (é inegável!).Muitos erros cometidos por ela ainda se perpetuam em outros programas de tv destinado ao publico infantil.Reduzir esses 20 anos a só erros(o que em geral acontece ) ou acertos é o grande erro.

Liliam Freitas

0 comentários:

Postar um comentário

Fiquem a vontade. Para nós que fazemos o pontoinicial seu comentário é importante, tipo assim: importantão.Levantamos a tese, questionamos e esperamos que as pessoas leiam, entendam, gostem e se posicionem. Assim, melhoramos a escrita e a forma de abordagem. texto