quarta-feira, 28 de junho de 2006


As partes do entendimento

No decorrer da vida escolar, o estudante depara-se com inúmeras disciplinas : línguas portuguesa e estrangeira, matemática, geografia, história,biologia, química, filosofia, sociologia, psicologia,arte e educação física. Com algumas dessas,os alunos possuem relações de amor, afinidade e entendimento, já com outras, as de repulsão, loucura e ódio. E nesse contexto surge o questionamento de porquê de estudar tantas matérias e a importância de todas elas.

Todas essas matérias contém significativo valor, contudo nem todo aluno adquiri essa maturidade, ele estuda tanto e não sabe onde utilizar todo o conhecimento obtido para melhorar sua vida, a não ser nos dias de provas. Isso falha do sistema de ensino que deveria abordar de forma mais adequada a valia das matérias e alternar aulas teóricas com práticas.

Enquanto isso, já existe a tendência de interligação das matérias aparecendo e melhorando o aprendizado. Pode-se ensinar : biologia com química, física, matemática básica e os benefícios da atividade física ; história com geografia, literatura, artes, filosofia, sociologia e psicologia. Isso não é loucura, porque os assuntos dados por diversas matérias encontram semelhanças entre si, e essa coincidência precisa ser aproveitada, a exemplo da semana da arte vista em história, literatura e artes ; ou a revolução industrial estudada na história, geografia, sociologia e filosofia ; e mais exemplos não faltam.É impossível estudar literatura e arte sem entender o contexto histórico e, observar que a geografia auxilia o entendimento da história e vice-versa.

E mais pode ser feito, como trazer a realidade para dentro da sala de aula, por exemplo : a polêmica dos transgênicos poder ser evidenciada (discutida) pelos professores de biologia, química e filosofia; as dietas podem ser abordadas na aula de bioquímica em componentes orgânicos e inorgânicos, e conseqüentemente a preocupação estética pode ser debatida numa aula de filosofia ; arte pode ser ensinada com passeios simples pela cidade,pelos museus, pelas exposições, amostras, através de películas e peças teatrais ; as aulas de gramática precisam ficar mais interessantes e se objetivo pode ser alcançado com recortes de jornais e revistas, com fotos de cartazes, anúncios e outdoors com erros que ferem a norma culta (é viável ensinar o certo mostrando também o errado); e o estudo da literatura só será melhor com um mais intenso incentivo à leitura de obras literárias,jornais e revistas.

Enfim, todas as matérias estudadas, por mais insignificantes, chatas e abstratas que possam aparecer, são importantes para vivência. Contraditório é que grande parte dos estudantes não saiba disso e conclua que todo ou grande parte do conhecimento oriundo do colégio possibilite apenas proveitos em testes e que isso dificulte ainda mais o aprendizado associado a não introdução da interdisciplinaridade. É lamentar enquanto essa situação não se modificar.

Obs : A opinião de um especialista "a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo escolar. Rompe a divisão hermética da matérias. Jurgo Torres Santomé
LiliamFreitas
escrevi esse texto antes de iniciar o 1º período de Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão

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